Caldeirão Político

Quinta-feira, 22 de Abril de 2021, 14h:15

Salles aposta em recurso ainda não garantido para cumprir metas ambientais

Fonte: Congresso em Foco

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, reiterou diversas vezes nesta quinta-feira (22)  que, para cumprir as metas anunciadas pelo Brasil  de redução do desmatamento ilegal e da emissão de carbono, é preciso dinheiro.

Mais cedo, na Cúpula do Clima, o presidente Jair Bolsonaro disse que vai dobrar o orçamento dos órgãos ambientais. Bolsonaro tem que sancionar o orçamento de 2021 ainda nesta quinta. Mesmo assim, Salles não soube sequer estimar qual seria o montante citado pelo presidente. “O que houver de disponibilidade, o presidente vai dobrar o recurso”, disse.

Salles também deixou claro que, para cumprir as metas de zerar, até 2030, o desmatamento ilegal, e, até 2050 as emissões de carbono, conta com dinheiro de empresas privadas, nacionais e estrangeiras, e de países dispostos a engordar o orçamento brasileiro. Mais uma vez, não citou cifras ou disse haver qualquer previsão concreta de repasse ao Brasil.

 

Por fim, também enalteceu como o mercado de carbono, que só será regulamentado na COP 26, em novembro, “trará recursos vultosos para o pagamento de serviços ambientais” no Brasil.

O ministro listou ainda que, para cumprir as metas, é preciso avançar nos seguintes pontos: regulamentação fundiária, zoneamento econômico ecológico, desenvolvimento da bioeconomia e do pagamento pelos serviços ambientais.

Veja a entrevista completa do ministro:

A Cúpula do Clima é realizada no momento em que a gestão de Salles do Ministério do Meio Ambiente sofre uma série de críticas. Nos últimos dias, políticos, celebridades, organizações da sociedade civil têm defendido "#ForaSalles", pedindo a demissão do ministro.

Nesta quarta-feira (21), feriado, Salles aproveitou o dia para debochar de diversas críticas e chegou a bater boca com a cantora Anitta no Twitter. Em clima de descontração e aglomeração, mesmo meio à pandemia, o chefe do Meio Ambiente também reuniu-se nesta quarta em almoço com Bolsonaro e outros ministros.

Veja o discurso de Bolsonaro na Cúpula do Clima:



 

 


Fonte: Brasil Notícia

Visite o website: www.brasilnoticia.com.br